Sobre a ASCIRE

A ASCIRE, Associação dos Servidores de Controle Interno do Recife, foi fundada em novembro de 2015 pelos integrantes da carreira para atuar no fortalecimento do Controle Interno, zelar pela integridade do patrimônio público e buscar a efetividade na qualidade do gasto público. Essa entidade civil sem fins lucrativos representa uma das carreiras de Estado que atende aos dispositivos constitucionais referentes ao controle da administração pública.

Com o objetivo dar voz a seus representados, a ASCIRE atua dialogando com os Gestores e a sociedade civil, mostrando a importância de valorizar o controle preventivo e consequentemente a categoria que o implementa. Ademais, a atuação da associação abarca possíveis questões administrativas e/ou judiciais, participação em eventos e reuniões externas e internas e demais atividades em nome de toda a classe.

A Associação tem feito um importante trabalho social ao difundir o Controle Interno para a população, sobretudo no fomento à questão do Controle Social, mostrando aos cidadãos recifenses que eles podem e devem participar na gestão de políticas públicas, seja na eficientização do gasto público, cobrando mais transparência ou denunciando possíveis irregularidades.

Gerências

GERÊNCIA DE CONTROLE DA REGULARIDADE, ORIENTAÇÕES E NORMAS

I – orientar e apoiar as unidades gestoras sobre a gestão orçamentária, financeira e patrimonial do poder executivo municipal;

II – assessorar juridicamente as atividades da controladoria, resguardadas as competências da Procuradoria Geral do Município do Recife;

III – acompanhar de forma sistemática e permanente a execução da regularidade jurídica, fiscal, econômico-financeira e administrativa dos órgãos e entidades da administração direta e indireta do município, conforme Decreto nº 27.084, de 05 de maio de 2013;

IV – apoiar a elaboração de estudos e orientações produzidas pelas demais unidades da CGM nos aspectos formais e jurídicos;

V – monitorar as prestações de contas dos convênios realizados pelo município do recife, tanto de receita, quanto de despesa;

VI – monitorar a adimplência do município no Cadastro Informativo dos Créditos Não Quitados do Setor Público Federal – CADIN e no Serviço Auxiliar de Informação para Transferências Voluntárias da União – CAUC;

VII – promover ou apoiar as demais gerências da CGM na realização de capacitações sobre os temas relacionados às atribuições do órgão;

VIII – orientar e acompanhar as prestações de contas realizadas pelas unidades gestoras ao Tribunal de Contas do Estado.

Associados

Fernanda Santos Barbosa 

Graduado em Ciências Contábeis pela FACEX, com Pós-Graduação em auditoria e perícia. Foi aprovada no concurso para Compesa, Assembleia da Bahia e Câmara Municipal do Recife.

Lucas Carneiro Pessoa Canto

Graduado em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Cursando MBA em Gestão Pública pela Faculdade Anhanguera.

João Felipe Pessoa 

Graduado em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP, com pós-graduação em Direito Processual Civil.

Iris Almeida de Souza Leão 

Graduada em Fisioterapia pela Universidade Salgado de Oliveira. Atuou como Assistente de Trânsito no Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, onde exerceu suas atribuições na Diretoria de Operações e no Atendimento ao Público.

GERÊNCIA DE TRANSPARÊNCIA E INFORMAÇÕES ESTRATÉGICAS

I – gerenciar e fornecer informações estratégicas para subsidiar o núcleo de governo nos processos decisório e de governança;

II – produzir informações de apoio ao monitoramento do equilíbrio das contas públicas relativas ao comportamento de receitas e gastos públicos;

III – monitorar e propor medidas de ajuste para o cumprimento das obrigações constitucionais e legais, no que se refere à gestão orçamentária e financeira;

IV – realizar a análise de riscos de pontos críticos, com vistas ao aprimoramento da gestão;

V – propor indicadores de eficiência, eficácia e efetividade, com vistas ao acompanhamento dos programas e ações de governo;

VI – criar mecanismos, diretrizes e rotinas voltadas à regular aplicação da lei de acesso à informação no âmbito do poder executivo municipal, para assegurar a transparência da gestão e o direito de acesso às informações públicas;

VII – coordenar ações e programas de estímulo ao controle social da gestão pública.

Associados

Evandro José dos Santos Silva 

Bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade Joaquim Nabuco – FJN. Atuou como Analista de Controle Interno temporário na CGM-Recife na área de informações estratégicas de agosto de 2014 a março de 2015 e na SEPLAG-Recife como Gestor Técnico de Orçamento de abril a junho de 2015.

*Cedido à Secretaria de Planejamento, Administração e Gestão de Pessoas – SEPLAGP como Gestor Técnico na área de orçamento.

Débora Cristovão Gomes de Oliveira 

Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, com MBA em Gestão Financeira, Contábil e Controladoria pelo Centro de Desenvolvimento Pessoal e Empresarial- CEDEPE. Atuou por 4 anos na iniciativa privada como Analista Pleno de Controladoria e na função de Analista de Novos Negócios.

Gustavo Lins Dourado 

Graduado em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, com Pós-Graduação em Administração Pública e Contabilidade Pública.  Foi aprovado no concurso para Administrador/CBTU e IFPE – Instituto Federal de Pernambuco onde atuou como coordenador de RH.

Ana Katarina Cardoso 

Formada em Comunicação Social e Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco – Unicap, tem MBA em Gestão Empresarial e Mestrado em Administração – Gestão Empresarial Estratégica pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Como jornalista, atuou por quase dez anos em emissora de televisão, rádio e Jornal de grande circulação em Pernambuco.

GERÊNCIA GERAL DE AUDITORIA GOVERNAMENTAL

I – planejar e gerir a fiscalização da aplicação de recursos públicos municipais por órgãos e entidades de direito público ou privado, ou por pessoas físicas que os arrecadem, guardem ou administrem;

II – avaliar os resultados da ação governamental e da gestão dos administradores públicos realizando auditorias de natureza contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial;

III – elaborar o plano anual de auditoria, contendo a relação dos órgãos e entidades municipais a serem auditadas no exercício seguinte, o cronograma de execução e as áreas de atuação das auditorias, sem prejuízo das auditorias especiais eventualmente determinadas pelo Controlador Geral do Município e pelo Prefeito;

IV – apoiar os serviços de fiscalização externa, fornecendo, inclusive, os relatórios de auditoria interna;

V – analisar os processos de tomada de contas especial instaurados no âmbito do poder executivo municipal.

Associados

Francisco Luciano Barbosa Mendes 

Graduado em Ciências Contábeis pela Faculdade Boa Viagem – FBV/DEVRY. Trabalhou como Contador na Prefeitura de Camaragibe.

Josinaldo dos Santos 

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Pernambucano – UFPE. Trabalhou nas forças armadas (Exército Brasileiro) como Sargento.

*Cedido à Secretaria de Planejamento, Administração e Gestão de Pessoas – SEPLAGP como Gerente de Folha de Pagamento.

Nathália Ingrid Carvalho Silva 

Graduada em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE e em Engenharia da Computação pela Universidade de Pernambuco – UPE, com pós-graduação em Direito Público pela Faculdade Damásio. Atuou como auditora interna temporária na Secretaria da Controladoria-Geral do Estado de Pernambuco – SCGE de 2009 a 2014, nas áreas de racionalização de despesas e informações estratégicas. Atuou como Chefe de Indicadores de Gestão na CGM-Recife de abril a dezembro de 2015.

Ernesto Henrique Engel

Graduado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, com Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho na Universidade Estácio de Sá.

Renata Fernandes de Andrade 

Graduada em Fisioterapia pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE e graduanda em Direito pelo Instituto de Ensino Superior de Olinda – IESO.

André Torres Lapa Santos

Graduado em Odontologia pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, com Pós-Graduação em Contabilidade Pública e Responsabilidade Fiscal pela Centro Universitário Internacional – Uninter. Atuou no Programa de Saúde da Família da Prefeitura de Itambé – PE.

GERÊNCIA GERAL DE GESTÃO MATRICIAL DO GASTO PÚBLICO

I – fomentar estudos e pesquisas de boas práticas de gestão da despesa pública municipal e disseminá-las junto às Unidades Gestoras;

II – planejar e gerenciar a avaliação e o acompanhamento da execução das medidas de racionalização dos gastos no Poder Executivo Municipal;

III – coordenar o monitoramento da evolução das despesas registradas em temas de gastos nas Unidades Gestoras;

IV – acompanhar a execução orçamentária e financeira dos projetos e programas do governo com foco na eficácia, eficiência, efetividade e economicidade da gestão;

V – garantir a economicidade por meio da análise de processos de licitação e contratação.

Associados

Valmina Messias Barbosa Oliveira

Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, com Pós-Graduação em Direito Público, trabalhou na iniciativa privada onde atuou como Analista Financeira.

Diego S. Dos Santos Machado

Graduado em Engenharia Civil pela Universidade de Pernambuco – UPE, com experiência em controle de execução de revestimentos cerâmicos de fachadas de edificações, e construção de obras civis em empresas de grande porte como a construtora Odebrecht.

Clayton Silva Laurindo

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Trabalhou de 1998 até 2002 nos Correios através de concurso, exercendo funções de atendimento e gerência.

Gerson Cruz Santos

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Piauí – UESPI em 2006, com Pós-Graduação em Auditoria Fiscal Tributária pelo Centro de Ensino Superior do Vale do Parnaíba – Cesvale. Profissional Contábil com atuação na área contábil, trabalhista e fiscal durante nove anos.

Roberto Wagner Diniz Barbosa

Graduado em Engenharia Química pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB com Pós-Graduação em Finanças e Controladoria pela Universidade Anhanguera. Exerceu por 7 anos o cargo de Analista Comercial na Companhia de Água e Esgoto da Paraíba (CAGEPA), trabalhando com negociações. 

Janecleide de Oliveira Sales Alvarenga

Graduada em Ciências Biológicas, pela Universidade Federal Rural de Pernambuco- UFRPE, Graduanda em Engenharia Elétrica Telecomunicações, pela Universidade de Pernambuco – UPE. Atuou como Técnica em Cadastro Imobiliário na Secretaria de Finanças – Gerência Geral de Tributos Imobiliários de 2008 a 2015.

Heloisa de Sousa Bezerra

Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, com Pós-Graduação em Comércio Exterior e Gestão Pública. Atuou em várias empresas privadas na área financeira e contábil.

UNIDADE DE GESTÃO DE APOIO EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

I – aplicar métodos científicos voltados ao tratamento e cruzamento de dados de diferentes fontes, por meio de ferramentas especializadas, para a produção de informações que visem subsidiar a tomada de decisões estratégicas e a identificação de indícios de má aplicação de recursos públicos municipais.

II – apoiar a CGM no desenvolvimento e implantação de tecnologias que contribuam para a automação de procedimentos de controle interno;

III – apoiar a CGM no processamento de dados relacionados às ações de controle interno;

IV – facilitar a interlocução entre as unidades gestoras e empresas de tecnologia sobre desenvolvimento de sistemas relacionados ao controle interno;

V – zelar pelo bom funcionamento do parque tecnológico do órgão;

VI – gerir o acesso dos servidores do órgão aos sistemas de informação disponíveis;

VII – desenvolver, zelar e orientar acerca da política de segurança da informação;

VIII – mapear, padronizar e validar os procedimentos para estruturação de sistemas de informação voltados às atividades da CGM.

Associados

Élemer Armando de Lemos Janovitz

Formação Técnica em Processamento de Dados – NIC e Contabilidade pela Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP, formação Técnica em Sistemas Unix/Linux – SCO (SP), e cursando especialização em Tecnologia, Inovação e Inteligência no C.E.S.A.R – Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife.

Rebeca de Souza Alves

Graduada em Engenharia da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE.

Caio Augusto Sobreira Melquiades de Lima

Graduado em Sistemas de Informação pela FIR – Faculdade Integrada do Recife, atualmente cursando especialização em Tecnologia, Inovação e Inteligência no C.E.S.A.R. – Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife. Foi aprovado no concurso do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Pernambuco, onde atuou como Supervisor de Informática.

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